Vislumbrando novas metas e desafios

Em um momento de partilha e oração, no Palácio Cristo Rei, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, assinou, no início de agosto, o ato de nomeação para um novo mandato de três anos do reitor e vice-reitora da PUC Minas. Falando também em nome da professora Patrícia Bernardes, posso dizer que a honra da confirmação é proporcional à responsabilidade e desafios que seguimos tendo pela frente. O reconhecimento oficial pela Comissão de Educação Católica do Vaticano de que a PUC Minas é a maior universidade católica do mundo só aumenta nosso sentimento também de orgulho e zelo em relação à missão recebida. A PUC Minas, com todo o conhecimento que produz e faz circular, com a juventude dos seus alunos, a intelectualidade de seus pesquisadores e professores e competência e entrega por parte de seus funcionários, dá ao nosso coração e alma a força de que nos é exigida para, cotidianamente, construir para a Universidade as soluções, caminhos e alternativas de que ela necessita e merece.

Busca da eficiência e da racionalidade

No triênio que se encerrou, o enfrentamento de muitos desses desafios e de questões que há anos dificultavam a administração da Universidade se deu com o apoio de uma equipe de trabalho competente, coesa e dedicada. E ressalte-se que, mesmo em meio a um preocupante contexto de acirramento da concorrência e redimensionamento da demanda, é perceptível que obtivemos claros avanços e conquistas para nossa Instituição.

Nesses três anos de trabalho, dedicamo-nos à construção de uma gestão marcada pela busca da eficiência conjugada com o bom senso, ressaltando aqui, ainda, alguns aspectos: primeiro, a busca constante de uma gestão clara, transparente, mais moderna, contemporânea, para que a Instituição possa ter a leveza necessária para caminhar. Em segundo lugar, a clareza de que a Universidade só existe em função de sua finalidade, que é a formação profissional de alunos, a graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. E em terceiro, que a Universidade possa cumprir sua missão maior, que é a de ser um espaço de cultivo dos valores cristãos no campo da educação, no campo profissional, pois ela é pontifícia e é católica.

E, nesse sentido de confirmarmos a continuidade de nossos trabalhos, creio ser importante, mesmo que de modo sucinto, observar as seguintes ações que elegemos como prioridades, ora para concluir empreitadas iniciadas, ora para abrir novas frentes:
a) Implementação do novo Estatuto da Universidade, sendo que já estamos estudando a proposta de pequenos ajustes no mesmo em função de imprecisões, equívocos e incoerências textuais;
b) Discussão e aprovação de um novo Estatuto da Carreira Docente;
c) Finalização do novo Regimento Geral;
d) Reestruturação administrativa da Universidade, com a diminuição de pró-reitorias, diretorias e secretarias;

e) Implementação de um efetivo trabalho de planejamento estratégico desenvolvido pela Seplan;
f) Cumprimento do Regime de Tempo Integral que, ao invés de nos atropelar, confirmou a competência para processos de altíssima complexidade administrativa, com o devido respeito ao acadêmico;
g) Respeito à exigência legal de intervalo entre as jornadas de trabalho;
h) Busca de mais qualidade e racionalidade para os projetos pedagógicos dos cursos de graduação, assim como a correta prática de Extensão vinculada aos cursos;
i) Ampliação dos programas de pós-graduação stricto sensu;
j) Ampliação dos investimentos em pesquisa com recursos próprios e externos;
k) Racionalização e qualificação das nossas ações de comunicação e criação da Revista PUC Minas;
l) Resultados positivos nas avaliações externas tanto de nossos cursos quanto da Avaliação Institucional à qual fomos pela primeira vez submetidos;
m) Avanços significativos em termos da normatização e controle de nossos processos e procedimentos acadêmicos e administrativos.

Certamente muita coisa há e sempre haverá a ser feita e avanços a serem conquistados, mas por justiça à toda a comunidade acadêmica – professores, funcionários e alunos – não se deve apequenar os resultados colhidos no último triênio.

Mudanças e perspectivas

Entendemos que neste início de um novo mandato alguns ajustes relativos a nomes e cargos se faziam necessários. Daí, as alterações já devidamente divulgadas. De antemão, agradecemos profundamente aos que deixaram, neste momento, os cargos que até então ocupavam pelo empenho e pelo trabalho realizado – tão fundamental para nossa vida acadêmico-administrativa. É digna de nota a dedicação dos membros da Administração Superior. Àqueles que saem para ocupar-se de outra função ou passam a exercer outra atividade dentro de nossa PUC Minas, nosso especial reconhecimento. Bem sabemos o nível de exigência que a administração da Universidade coloca para todos e, pessoalmente, para cada um. Desejamos muito sucesso aos que vêm se juntar a nossa equipe de trabalho da Reitoria.

Que Deus nos ilumine nesse objetivo de construir uma Universidade cuja missão é promover o desenvolvimento humano e social dos que nela estudam e trabalham e, ao fazê-lo, contribuir para a edificação de uma sociedade mais lúcida, mais justa e de paz, iluminada pelo Evangelho e valores cristãos. Saudamos, pois, este novo momento em nossa Instituição e que nossa convivência e trabalho continuem sendo marcados pela verdade e pela justiça, discernimento e entrega, arrojo e ousadia e, principalmente, pela paixão por esta Universidade que nos move e nos faz crescer.

Cordialmente,
Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas


Posses na administração superior, graduação e pós-graduação

Discursos emocionados, criativos e improvisados deram o tom à solenidade de posse de coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação e membros de colegiados, pró-reitor de Recursos Humanos, consultora jurídica, diretor de Educação Continuada e secretário geral na noite do dia 5 de agosto, no campus Coração Eucarístico. No dia 3 de agosto, houve posse também em Arcos. No Barreiro, foi empossado, no dia 9 de agosto, o professor Paulo Agostinho Nogueira Baptista, no cargo de diretor acadêmico. Em Betim, no dia 10 de agosto, foi a vez da diretora acadêmica e membros de colegiados. Confira a relação completa dos empossados.

"As pessoas estão deixando os cargos, mas não estão indo embora, estão aqui, assumindo de uma outra forma, tantas coisas. São pessoas tão boas, de envergadura moral, intelectual, humana, tão significativa; e outras tantas, com a mesma disposição, com a mesma força, mesmo brilhantismo, estão assumindo. Isso nos dá uma tranquilidade grande. Bem-vindas as mudanças", disse o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante o ato de posse no Coração Eucarístico.

Leia mais


O reitor, professor Dom Mol, presidiu ato de posse no auditório 1 do prédio 4, no campus Coração Eucarístico
Melhores práticas de estágio

Pela quarta vez consecutiva, a PUC Minas irá receber menção honrosa no Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio, que este ano chega a sua quinta edição. A Universidade será homenageada por contribuir para a formação profissional dos estudantes por meio do estágio, realizado em uma das empresas vencedoras. A cerimônia será no dia 31 de agosto, às 18h30, no auditório térreo da Fiemg (Av. do Contorno, 4.520, bairro Funcionários).

Neste ano, 26 empresas se inscreveram para participar da disputa, sendo 12 da Região Metropolitana e 14 do interior do Estado. A coordenadora de estágio integrado da PUC Minas, professora Evanilde Maria Martins, estará presente no evento, juntamente com a pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins. O concurso é promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi, que faz parte do Sistema Fiemg, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

PUC Minas comemora vinte anos em Contagem

O pres. da Câmara de Contagem, Irineu Silva;
o sec. de Educação de Contagem, Lindomar Segundo;
o reitor, prof. Dom Mol; a pró-reitora ajunta de Contagem,
prof. Maria José de Mattos; e o diretor da Editora PUC Minas,
prof. Geraldo Guimarães

“É pela Fé que a PUC Minas celebra 20 anos de trabalhos bem feitos, de vida bem vivida e de esperança acalentada em Contagem”. Foi com essa avaliação que o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, encerrou a solenidade que marcou a celebração dos 20 anos da presença da Universidade no município, no último dia 11 de agosto, quarta-feira, no teatro do núcleo universitário. Dom Mol afirmou, também, que a história da PUC Minas em Contagem é marcada pela dedicação incansável de cada membro da comunidade acadêmica, que já fez parte da história do núcleo universitário. “Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história. Tudo sempre foi feito com muita paixão”, afirmou.

Na ocasião, foram realizadas homenagens aos professores e funcionários que completaram, em 2010, 20 ou dez anos de dedicação ao núcleo universitário e a importantes parceiros, como Prefeitura Municipal, CeasaMinas, Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Aos parceiros, Dom Mol ressaltou que a história da PUC Minas sempre foi marcada pelo desejo de colaborar para o desenvolvimento do município e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, transmitindo conhecimento e colaborando para a inserção social e promoção do bem comum.

Nesp inicia atividades do Projeto Eleições 2010

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), órgão da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte, inicia nos próximos dias uma ampla campanha de mobilização e conscientização dos eleitores tendo em vista as eleições deste ano.

No final de semana dos dias 21 e 22 serão distribuídas em todas as paróquias da Arquidiocese material informativo, motivando a participação efetiva dos eleitores na escolha atenta dos candidatos. Simultaneamente, os veículos de comunicação da Rede Catedral de Comunicação Católica (rádios América e Cultura, TV Horizonte e Jornal de Opinião) veicularão informações sobre o projeto.

Nesse mesmo final de semana, um hotsite estará no ar, disponibilizando para os internautas outras atividades do projeto, além de material da campanha e informações complementares.

Leia mais


Jubileu de Nossa Senhora da Piedade: Professores e funcionários
participaram das comemorações da padroeira de Minas Gerais

Dom Walmor e Dom Mol concelebraram missa na Casa dos Romeiros, na Serra da Piedade

No dia 29 de julho, professores e funcionários da PUC Minas partiram rumo ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté, a 1.746 metros de altitude, para participar das comemorações do cinquentenário de oficialização de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais. Eles se juntaram às cerca de três mil pessoas que participaram desse dia dedicado às instituições vinculadas à Arquidiocese de Belo Horizonte. O arcebispo metropolitano e grão-chanceler da Universidade, Dom Walmor de Oliveira de Azevedo, e o bispo auxiliar e reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Mol Guimarães, receberam a todos no pátio em frente à Casa dos Romeiros, no belo cenário da serra, patrimônio tombado pelo Iphan pelo seu conjunto paisagístico, cultural e ambiental.

A atividade integrou a Semana Jubilar Missionária, que teve início em 24 de julho e terminou no dia 31 de julho, idealizada por Dom Walmor, concentrando no santuário uma série de atividades, a cada dia da semana.

Leia mais



Entre em contato: canalaberto@pucminas.br