Desenvolvimento de líderes para o futuro da Instituição |

O reitor abriu o encontro com os gestores
|
PUC Sustentável, Planejamento Estratégico, Plano Coordenado de Redução de Custos e Proposta de Plano Diretor foram alguns dos temas desenvolvidos por pró-reitores adjuntos, diretores de institutos e de unidades acadêmicas especiais, assessores da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e assessores vinculados à Reitoria da PUC Minas, como resultado do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) direcionado a membros da administração superior. Com a presença do reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que fez a abertura do encontro, do chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, e do pró-reitor de Recursos Humanos, professor Sérgio Silveira Martins, os professores apresentaram, no final de setembro, os trabalhos desenvolvidos após a conclusão dos módulos.
|
Proposto pela Reitoria e realizado pela Diretoria de Recursos Humanos da Sociedade Mineira de Cultura (SMC), o PDG tem o objetivo de desenvolver seus líderes para o futuro da instituição, promovendo a obtenção de melhores resultados por meio dos gestores, alinhados à estratégia institucional. Com carga horária de 102 horas, o curso se iniciou em outubro de 2010 e foi concluído no final de maio.
O PDG foi concebido com base no mapeamento de competências realizado em 2009, junto a uma amostra de 27 representantes da administração da PUC Minas e contribuições de gestores da mantenedora e da Universidade. As disciplinas propostas para composição da grade do curso levaram em consideração os aspectos observados no mapeamento de competências e diagnóstico geral realizado pela Diretoria de Recursos Humanos da SMC, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan).
Durante a realização do curso, os participantes desenvolveram um Trabalho de Intervenção (TI), com o objetivo de propor soluções para um problema de gestão enfrentado na sua área de atuação.
Com foco na formação continuada dos gestores, no dia 24 de fevereiro será realizada a palestra Gestão da Cultura Organizacional, a ser proferida pela professora Betânia Tanure. A palestra faz parte das atividades do PDG, mas a participação será aberta a todos os gestores da Universidade e das demais Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Desenvolvimento do corpo técnico-administrativo
Foi aberta também pelo reitor, no dia 15 de setembro, a 3ª edição do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), direcionada aos gestores técnico-administrativos da PUC Minas. Afirmando que o trabalho deve ser “um processo de reflexão permanente, e que, principalmente, é um lugar em que devemos estar felizes”, Dom Mol saudou os funcionários que iniciaram o curso, concluído em dezembro. Assim como na edição ofertada aos gestores da administração superior, os participantes estão desenvolvendo um Trabalho de Intervenção (TI), com o objetivo de propor soluções para um problema de gestão enfrentado na sua área de atuação e que será apresentado à Universidade no próximo mês de março.
Nessa edição, participaram 50 pessoas que coordenam os setores da Universidade, entre secretarias acadêmicas, divisão financeira das Unidades, assessorias de comunicação e supervisão de infraestrutura. Promovido pela Diretoria de Recursos Humanos da Sociedade Mineira de Cultura, o objetivo da iniciativa é desenvolver os gestores, de forma continuada, visando atender às necessidades estratégicas da Universidade, como explica a analista de Recursos Humanos, responsável pelo setor de Educação e Desenvolvimento Corporativo da SMC, Eloisa Carvalho.
Foi um total de 92 horas/aula, ministradas no campus Coração Eucarístico, por professores da Universidade. Também constou do programa a participação de palestrantes externos para alguns temas específicos. O curso é composto por cinco módulos: Gestão de Pessoas; Gestão de Processos; Estratégia e Gestão de Negócio; Gestão Financeira e de Custos; e Gestão de Mudanças.
Programa de Desenvolvimento de Competências
Direcionado também ao corpo técnico-administrativo, há ainda o Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC), realizado pela Diretoria de Recursos Humanos da Sociedade Mineira de Cultura (SMC), por meio da área de Educação e Desenvolvimento Corporativo. O conteúdo é elaborado com base na estratégia organizacional, nos levantamentos de necessidades de treinamento e em demandas dos gestores das unidades/setores.
O PDC é desenvolvido por meio de ciclo de palestras, oficinas e sessões de cinema, com o objetivo de desenvolver as competências comportamentais, necessárias ao bom desempenho das atividades de todos os setores da SMC, PUC Minas e Colégio Santa Maria. Os gestores das unidades/setores indicam os participantes em cada modalidade do PDC. Para este ano, a ideia é que as inscrições sejam realizadas diretamente no Portal RH.
Durante o segundo semestre de 2011, 834 funcionários participaram das atividades do PDC.
|
|