:: Voltar à primeira página do informativo ::
Os presépios com Maria, José, os reis magos e a manjedoura que acolhe o menino Jesus já fazem parte da tradição de fim de ano da PUC Minas. As equipes de marcenaria se empenham em reproduzir a cena do nascimento de Jesus como elemento principal da decoração de Natal da Universidade.
No Campus Coração EucarÃstico, a Manutenção Civil, através do encarregado Guilherme Henrique Soares, responsável pela equipe de marcenaria, seleciona cinco funcionários para fazer a montagem. "Com o apoio de jardineiros e pedreiros, montamos o presépio em cinco dias", conta ele.
As imagens, tablado e ripas ficam armazenados em um depósito na Unidade São Gabriel. Quando é necessário renovar as estruturas de madeira, os marceneiros e carpinteiros utilizam o maquinário do prédio 35, onde fica a Manutenção Civil, para produzir os materiais. "Aqui mesmo na marcenaria cortamos as madeiras do tamanho e formato que precisamos para prepararmos o presépio, mas sempre tentamos reaproveitar o que é possÃvel", explica Guilherme.
Para que tudo fique conforme conta a história de Jesus, os marceneiros seguem um mesmo padrão de posicionamento das imagens. "Para sabermos onde colocamos cada imagem, utilizamos fotografias das montagens anteriores e contamos sempre com o apoio do setor de arquitetura, que também nos orienta quanto a isso", diz.
Outras atividades
A equipe da manutenção, composta por 11 funcionários, também realiza manutenção e revitalização das carteiras, mesas, janelas, quadros de salas de aula e portas no Campus.
Os funcionários também são responsáveis por fabricar diversos mobiliários projetados pelo setor de arquitetura, conforme demanda enviada.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos