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Conviver diariamente com as mesmas pessoas, lidar com situações inesperadas e enfrentar diferenças de personalidade e comportamento. Esses são alguns fatores que permeiam a rotina de um ambiente de trabalho e, muitas vezes, se tornam motivo de cansaço e estresse dos funcionários de uma empresa, órgão público ou qualquer outra instituição. Nesse caso, o melhor a fazer, segundo o professor do Curso de Psicologia da PUC Minas em Poços de Caldas, Arialdo Germano Júnior, é procurar alternativas para não perder o controle e garantir o bem-estar no ambiente de trabalho.
Para o professor, manter o diálogo e amenizar as dificuldades das relações é a melhor forma de trabalhar com tranquilidade em um ambiente favorável. “A relação com chefias, superiores e os próprios colegas de trabalho é, muitas vezes, marcada por medo e cautela. Essa dificuldade deve ser sanada por meio de estratégias definidas pelas pessoas que estão no comando da empresaâ€, diz.
Júnior explica que, ao procurar um ambiente agradável no trabalho, o funcionário evita problemas de saúde, agravados pela rotina desgastante. Estresse, problemas gástricos e enxaqueca são problemas enfrentados por pessoas que lidam diariamente com situações difÃceis na profissão, o que gera, de acordo com o professor, perda de produtividade. Ele explica que para o trabalho não se tornar um peso, a boa convivência é a melhor saÃda: “No fundo, o que está em jogo é o cuidado, o olhar para o outro com mais humanidade e carinho. A tentativa é de minimizar situações adversas e manter a qualidade de vida, e isso só é feito em conjuntoâ€, ensina.
Transparência
Para a funcionária Adriana Aparecido Assenço, do setor de Recursos Humanos do campus Poços de Caldas, a conquista do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho começa com uma relação madura e transparente entre as pessoas. “São as diferenças individuais que complementam uma organização. É harmonizando as exigências da vida profissional com a vida pessoal que enfrentamos todos os momentos da melhor forma possÃvel, usando sempre o bom-senso e respeitando o comportamento das pessoas ao redorâ€, opina.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos