:: Voltar à primeira página do informativo ::
A exposição Na Era dos 8 Bits, que faz uma retrospectiva da informática das décadas de 1970 a 1990, a partir de peças da coleção particular do professor Marco Aurélio de Souza Birchal, chefe do Departamento de Engenharia de Controle e Automação e coordenador do colegiado do curso, pode ser visitada até 25 de abril, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), campus Coração EucarÃstico. A promoção é da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), Instituto Politécnico (Ipuc) e Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei).
A mostra reúne computadores de origens nacional e estrangeira, oportunidade para se conhecer um pouco da tecnologia que era utilizada na época, principalmente computadores de 8 bits e periféricos. A década de 1980 foi importante pelo advento do microcomputador e de sua introdução no cotidiano das pessoas comuns, tanto no trabalho quanto nos lares, lembra o professor.
Dessa época, são notáveis computadores como o DGT-1000, da Digitus, e o NAJA-800, da Kemitron, ambas fábricas mineiras, assim como o CP-500, da Prológica, e a linha TK, da Microdigital, produzidos em São Paulo. Todos eles clones de computadores americanos ou ingleses, de empresas como Radio Shack e Sinclair, também presentes na mostra, além de curiosos exemplares da linha Apple.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos