:: Voltar à primeira página do informativo ::
Conhecer, analisar e valorizar as ações e projetos de catequese das paróquias e pastorais da Igreja são algumas das funções do Observatório da Evangelização. Sob o comando da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Observatório atende à demanda apresentada pelo PontifÃcio Conselho para Promoção da Evangelização, que percebeu a necessidade de monitorar a difusão da fé católica na América Latina.
Escolhida por sediar uma universidade católica que coloca sua estrutura à serviço da Igreja, Belo Horizonte foi a segunda cidade do continente a implementar o Observatório da Evangelização – a primeira foi MedellÃn, na Colômbia-, e concretizou o projeto de acompanhamento das ações pastorais que já era estudado na Arquidiocese antes da solicitação do Vaticano, feita em 2012.
Com uma equipe composta por quatro funcionários, o Observatório é um dos organismos do Anima PUC Minas, sistema avançado de formação que, dentre variadas funções, estimula a promoção da pesquisa no campo religioso e social e promove a articulação de setores.
Desde setembro, quando o Observatório iniciou suas atividades, diversas ações de evangelização realizadas nas paróquias de Belo Horizonte foram acompanhadas pela equipe. Os funcionários do setor enviam um relatório referente a cada visita para um dos 12 pastoralistas, que são padres e professores da Universidade ligados à Igreja, responsáveis por dar um feedback das ações e sugerir mudanças para otimizar a catequese.
Para facilitar a comunicação entre paroquianos e pastoralistas, o Observatório gerencia um blog, uma página no portal da PUC Minas e uma fan page no Facebook, onde posta os relatórios das visitas, as fotos e os vÃdeos de registro das atividades. "Nessas páginas, além de divulgarmos os projetos independentes que acontecem na cidade, também mapeamos as ações da arquidiocese, publicamos notÃcias e documentos da Igreja, artigos sobre a fé católica e recebemos sugestões de visitas a grupos e atividades católicas", pontua o professor Edward Guimarães, secretário executivo do Observatório da Evangelização.
O Observatório funciona de 8h à s 17h, no prédio 4, sala 111, no campus Coração EucarÃstico, e atende também pelo telefone (31) 3319-4726. Sugestões podem ser enviadas no site http://www.pucminas.br/observatorio/destaques.php, no blog http://observatoriodaevangelizacao.wordpress.com/, ou no facebook https://www.facebook.com/observatoriodaevangelizacaopucminas?fref=ts.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos