:: Voltar à primeira página do informativo ::
Ter o nome proferido pelo mestre de cerimônia, assinar a ata oficial de colação de grau vestido com a beca e o capelo é um dos momentos mais emocionantes e mais sonhados pelos alunos da Universidade e os familiares. Com o objetivo de organizar, planejar e auxiliar os discentes em todo processo até a chegada do grande dia, foi criado um setor especialmente para essa finalidade - o Setor de Formaturas.
Vinculado à Secretaria de Comunicação/Assessoria de Relações Públicas desde 2009, o setor conta com o suporte dos funcionários Ramon Xavier e Ana Theresa Dias. O atendimento é destinado a todos os alunos, não apenas à s comissões de formatura, e não precisa ser agendado. Está instalado no prédio 6, sala 105, no campus Coração EucarÃstico. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h30 à s 12h30 e das 14h à s 19h, e à s sextas, das 8h30 à s 12h30 e das 14h à s 17h.
"O primeiro contato com os alunos começa dois anos antes da previsão de formatura, processando o agendamento da solenidade. No semestre da cerimônia de colação de grau, são realizadas reuniões junto à s comissões, ensaios e provas de becas. Algumas turmas têm dificuldades em definir uma comissão, muitas vezes devido ao pequeno número de formandos, então precisamos de auxÃlio dos professores para eleger um representante que facilite o diálogo entre nosso setor e os formandos", explica Ramon.
O site do departamento (www.pucminas.br/formaturas) é outra ferramenta que auxilia a comunicação da Universidade com as turmas graduandas e até entre os alunos. Foi criado com o objetivo de esclarecer as dúvidas mais comuns como, por exemplo, a diferença entre o ato acadêmico e a sessão solene, repassar os agendamentos dos eventos e os documentos necessários para colar o grau. Em pouco mais de um ano, a página já recebeu mais de 70 mil acessos. "A disponibilização das informações neste site facilitou muito a comunicação com os formandos. Antes, os arquivos ficavam apenas no SGA Aluno, de modo que a visibilidade era menor", lembra Ana Theresa.
Segundo Ramon Xavier, o contato com os formandos fica mais intenso nos meses antecedentes à colação de grau. "A gente se reúne com as comissões para esclarecer as dúvidas finais e orienta para que eles não só repassem para o restante da turma, como também para que peçam aos colegas para lerem o manual disponibilizado na internet", ressalta.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos