:: Voltar à primeira página do informativo ::
O Centro de Memória e de Pesquisa Histórica (CMPH) comemora 25 anos. O CMPH é um setor que surgiu da junção do Centro de Memória com o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica, e está localizado no subsolo da Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi, no campus Coração EucarÃstico.
O centro, que conta com três funcionários técnicos-administrativos e dois professores, tem como objetivo organizar e implementar ações de fomento à pesquisa histórica, articulada à s áreas afins, nos vÃnculos com a graduação, a pós-graduação e os diversos setores da Universidade, de acordo com as demandas internas e externas. "O centro contempla duas vertentes distintas, que interagem e se complementam: a dos registros memorialÃsticos da Universidade e o da prática da pesquisa. No âmbito da primeira, procuramos recolher, organizar e disponibilizar aos pesquisadores documentos, das mais variadas formas e natureza, que retratem e testemunhem a trajetória da Universidade Católica de Minas Gerais (UCMG) e da atual PUC Minas; na esfera da investigação, desenvolvemos trabalhos de interesse historiográfico, seja ele da própria instituição, sejam outros que tenham igualmente ressonância e relevância sociais", ressalta o diretor do CMPH, professor Caio Boschi.
Hoje, o centro exerce um papel de destaque na gestão documental da PUC Minas, contribuindo para a formação da identidade universitária. "Estamos trabalhando, no momento, com a organização do arquivo privado do padre Alberto Antoniazzi, figura importante na história da Universidade. A biblioteca recebeu esse material e direcionou ao centro para organização e posteriormente estará disponÃvel para pesquisa e consulta", destaca o funcionário Leandro Abreu.
O CMPH também realiza a editoração da revista eletrônica Cadernos de História, do Departamento de História da PUC Minas, bem como presta consultoria à s demais revistas eletrônicas acadêmicas da PUC Minas que utilizam o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)."Em 2008, os funcionários do centro receberam um treinamento sobre editoração do Ministério da Ciência e Tecnologia, o que nos permitiu a realização desse trabalho e ainda a produção do manual Modelo de editoração eletrônica Cadernos de História, disponÃvel na versão digital para consulta pública no site do ministério", explica o funcionário Rafael Pacheco.
Histórico
O Centro de Memória, criado em 1989, foi incorporado ao Centro de Pesquisa Histórica, em 2000, e hoje acumula significativo acervo que engloba informação documental institucional a partir de 1942, inÃcio do funcionamento de cursos que antecederam à idealização da Universidade Católica de Minas Gerais em 1948, e outros arquivos, como o do professor ArduÃno BolÃvar, um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Maria, o do professor e historiador João Camillo de Oliveira Torres e o do Diretório Central dos Estudantes.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos