:: Voltar à primeira página do informativo ::
Passar um dia rouco é o suficiente para perceber o quanto a voz é importante no dia a dia. É ela o nosso principal instrumento de comunicação.
Segundo a professora Luciana Lemos de Azevedo, do Curso de Fonoaudiologia, “a voz é nossa identidade e, além de sinalizar saúde ou prejuÃzo na saúde, passa muito de nossa personalidade e intenção no discurso. A forma de falar interfere decisivamente no nosso desempenho comunicativo. Comunicar-se bem significa maiores e melhores conquistas pessoais e profissionais.â€
Engana-se quem pensa que são apenas os professores que devem cuidar da voz. Os funcionários, principalmente os que trabalham no atendimento ao público, também a utilizam muito e precisam cuidar bem dela.
O que evitar?
O que fazer?
O que fazer quando ficar sem voz?
Se precisar falar, não force. Fale em tom de voz normal (sem cochichar) e mais devagar, abrindo bem a boca (articulando bem os sons da fala). Mantenha-se hidratado bebendo goles de água ao longo do dia e procure um médico otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos