:: Voltar à primeira página do informativo ::
Pertencente ao conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o EdifÃcio Dom Cabral será revitalizado a partir de junho. No local funcionam os cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto de Educação Continuada, os cursos de graduação em Administração e Direito da Universidade, setores administrativos e cursos de capacitação para pessoas com deficiência, da Pró-reitoria de Extensão (Proex).
Durante o perÃodo de obras para a revitalização, cuja previsão de finalização é até 2016, alguns setores permanecerão funcionando no primeiro piso do EdifÃcio Dom Cabral, com entrada pela rua Sergipe. Outros setores e os cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu serão transferidos para dois prédios nas proximidades (veja abaixo). Continuarão a funcionar no EdifÃcio Dom Cabral, no primeiro pavimento: recepção, biblioteca, Núcleo de Prática JurÃdica/Serviço de Assistência Judiciária, posto médico e xerox. Os diretórios acadêmicos das duas graduações e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) serão realocados para o primeiro pavimento do EdifÃcio Dom Cabral.
Já a partir de julho, no inÃcio do segundo semestre letivo, cujas aulas para calouros e veteranos da graduação começarão no dia 28 daquele mês, os alunos das turmas A e B de Direito, turno manhã, e os do turno da noite em Administração e Direito serão transferidos para o EdifÃcio Liberdade (em quarteirão próximo ao EdifÃcio Dom Cabral), localizado na rua Cláudio Manoel, 1.149. Os cursos de graduação em Administração e Direito ocuparão do 4º ao 15º andares. São 20 salas de aula, laboratório de práticas, salas das coordenações dos cursos, sala de professores, Secretaria Acadêmica, Divisão Financeira, setor de Infraestrutura, salas de apoio aos alunos e de técnicos de informática.
Os cursos de pós-graduação lato sensu do IEC serão transferidos, também a partir de julho, para o EdifÃcio PIC (Pampulha Iate Clube), localizado também nas proximidades (rua Cláudio Manoel, 1.185), ao lado do EdifÃcio Liberdade. Esses cursos deverão ocupar do 8º ao 15º andares. São 14 salas de aula, dois laboratórios de pós-graduação, sala da Diretoria de Educação Continuada, apoio aos professores, supervisão administrativa, Infraestrutura, salas de técnicos de informática, Assessoria Técnico-pedagógica, Assessoria de Comunicação do IEC e outro laboratório para graduação.
A revitalização do EdifÃcio Dom Cabral compreenderá três etapas: na primeira, haverá reforma da fachada, aprovada pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, com a remoção e instalação de nova pastilha, de nova esquadria em alumÃnio e a revitalização da cobertura existente. Nessa etapa também haverá a reforma do hall do prédio, com a troca do piso, da escada de acesso, iluminação, paisagismo, sinalização, mobiliários, portão e guarda-corpo.
Na segunda etapa da revitalização haverá a revisão do sistema elétrico; instalação de ar-condicionado; reforma dos banheiros; melhorias do sistema de combate a incêndio; troca do forro, iluminação e portas das salas de aula; e reforma do auditório do 6º andar. No segundo pavimento, está prevista a reforma de três salas de aula, sala de professores, secretaria, divisão financeira, infraestrutura, atendimento ao professor, sala de reunião e banheiros.
A terceira e última etapa de revitalização do EdifÃcio Dom Cabral compreenderá, no primeiro pavimento, a adequação e acessibilidade do passeio para pedestres.
Outras informações: (31) 3319-4444
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos