:: Voltar à primeira página do informativo ::
O Programa de Comunicação Interna, uma iniciativa da Secretaria de Comunicação, está sendo implantado no campus Poços de Caldas. O objetivo do programa é conscientizar, habilitar e apoiar as lideranças para condução dos processos de comunicação junto ao público interno e para o exercÃcio de seu papel no aprendizado contÃnuo e de valorização das pessoas.
Dentro do processo de implantação, foi realizada, no perÃodo de 22 a 26 de outubro, uma pesquisa com os funcionários técnico-administrativos do campus, com o objetivo de colher informações sobre suas percepções com relação à comunicação interna e o fluxo informacional dentro da unidade e da Universidade. Em seguida, no dia 28, foi constituÃdo um grupo, composto por funcionários que representam o corpo técnico-administrativo do campus, escolhidos aleatoriamente, para que se pudesse confirmar as percepções identificadas nos questionários aplicados anteriormente.
Ainda como parte da implantação do programa em Poços de Caldas foi instituÃdo o Comitê de Comunicação Interna. Este comitê tem caráter consultivo, com a função de identificar e tratar as necessidades de comunicação interna do campus, recomendando uma abordagem mais adequada à s questões institucionais.
Seus integrantes são: Aline Bertoli de Carvalho (representante da Assessoria de Comunicação); Adriana Aparecida Assenço (representante do setor de Recursos Humanos); professora Tereza Cristina Alvisi (representante do corpo docente); e Gilmara Lopes Aversa (representante do corpo técnico-administrativo). A presidência do comitê está a cargo do pró-reitor adjunto, professor Iran Calixto Abrão. Os integrantes deste comitê serão capacitados por meio de um workshop.
Atualmente, as unidades do Barreiro, Betim, Contagem e São Gabriel já formaram seus respectivos comitês. A Comunicação Interna é um processo de construção coletiva que otimiza e racionaliza canais, fluxos e vetores de circulação das informações institucionais. A ação pretende ter como resultado concreto um melhor conhecimento dos agentes - funcionários, professores e alunos - sobre a PUC Minas, sobre o papel de cada um e a importância de todos.
À frente da ação está o secretário de Comunicação, professor Mozahir Salomão Bruck, responsável pela sua implantação e acompanhamento. A relações-públicas que atua na implantação do projeto de Comunicação Interna na Universidade é Bárbara Loureiro. O campus Coração EucarÃstico será o próximo a implantar o Comitê de Comunicação Interna.
Principais estratégias
O Programa de Comunicação Interna visa a sensibilização da comunidade acadêmica para a importância de se conhecer e adotar práticas inteligentes e otimizadas de comunicação interna em todos os setores dos campi e unidades, a criação de ações permanentes de todas as lideranças internas e uma maior divulgação da palavra dos gestores. Os integrantes do programa são capacitados por meio de workshop e reuniões mensais.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos