:: Voltar à primeira página do informativo ::
Uma vez ao mês, Lucas Henrique dos Santos Ferreira, funcionário do setor de Infraestrutura do IEC Praça da Liberdade, troca o burburinho da cidade pela tranquilidade da natureza. O auxiliar de serviços pratica corrida de aventura, esporte também conhecido como trekking de regularidade, caminhada esportiva ou enduro a pé. “O ar que a gente respira lá é diferenteâ€, conta ele, referindo-se à s trilhas que acontecem em locais com belas paisagens e cachoeiras, permitindo um saudável contato com a natureza.
Na corrida de aventura, os participantes devem caminhar por um percurso subdividido em trechos, seguindo uma planilha elaborada pelos organizadores da atividade. O objetivo é que encontrem locais determinados no tempo estipulado. Para isso, cada um da equipe tem funções especÃficas, relacionadas à navegação e cálculos. Atualmente, Lucas é contador de passos, responsável por medir as distâncias percorridas. Ele diz que, em média, os percursos têm 13 quilômetros e duram três horas.
Antes de ser praticante do esporte, Lucas trabalhava na organização das corridas. Já havia atuado nos postos de controle e também como resgate. Em novembro do ano passado, três anos após deixar o trabalho, ele e seus amigos montaram uma equipe para competir. Uma vez ao mês, eles se reúnem para participar das provas organizadas por uma empresa especializada. Antes das corridas, fazem um treinamento e estudam o mapa do percurso para estarem preparados. Durante a atividade, são necessários preparo fÃsico para a caminhada e concentração para realizar as funções, "mas o esforço vale a pena", garante Lucas.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos