:: Voltar à primeira página do informativo ::
Foi em busca de uma atividade que pudesse aliar o interesse pela religião ao artesanato que a auxiliar de administração da Secretaria de Comunicação da Universidade, Rita de Cássia Ruggio, começou a se dedicar à produção de estandartes religiosos, há um ano. Ela conta que a prática a ajuda a se desligar da rotina do dia a dia, além de garantir uma renda extra, com a venda das obras.
É no ateliê que mantém em casa, em meio à s imagens de santos, tecidos de cetim e chita, fitas coloridas, pedras e miçangas, que Rita concentra a produção dos estandartes. A artista usa também materiais recicláveis, como garrafas pet e fios encapados. O resultado é um trabalho que une a devoção religiosa, por meio da tradição folclórica representada pelos estandartes, à diversidade de cores e texturas, tÃpicas de uma obra de arte.
Sobre o santo preferido, Rita revela: “As imagens de Nossa Senhora são as minhas preferidasâ€. Já os clientes, que chegam à procura de seus santos de devoção, acabam se surpreendendo com a beleza dos estandartes e levam outras imagens.
A venda das obras, feita até então de forma avulsa, a partir de dezembro se dará também em uma feira de artesanato, no bairro AlÃpio de Melo, na região Noroeste de Belo Horizonte.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos