:: Voltar à primeira página do informativo ::
Com a chegada do verão, a partir de 21 de dezembro, é preciso ficar atento a orientações de especialistas em relação aos cuidados alimentares e de exposição ao sol, seja no dia a dia, na praia ou piscina, para tirar bom proveito da estação mais ensolarada do ano.
Para a coordenadora do Curso de Enfermagem no campus Coração EucarÃstico, professora Jaqueline Marques Lara Barata, esse perÃodo exige atenção redobrada com a exposição prolongada ao sol.
Confira as dicas da professora da disciplina Educação para a Saúde:
- Evite ficar ao sol por muito tempo, principalmente entre 10h e 15h, quando a emissão dos raios está mais intensa.
- Utilize sempre protetor solar.
- Para bronzeamento, nunca utilize produtos caseiros, feitos com óleo diesel, figo ou refrigerante de cola.
- Use chapéu de aba larga, para evitar manchas e câncer de pele.
- Quando sair da piscina, tome uma ducha para retirar o cloro do corpo. Assim, é possÃvel evitar reações alérgicas.
- Se sofrer queimadura, procure atendimento médico imediatamente. A utilização de pasta d’água, clara de ovo ou mistura de amido de milho com álcool desidratam a pele e podem piorar a situação.
A professora Jaqueline faz outro alerta quanto ao aumento no número de banhos durante os dias mais quentes: utilize sabonete em apenas um dos banhos. “Assim, evita-se a retirada completa da oleosidade natural da pele, que serve de proteção. Além disso, o uso excessivo do sabonete facilita a proliferação de microorganismos nocivos, já que a pele pode perder sua flora residente natural, ficando suscetÃvel a doençasâ€.
Também não se esqueça: se perceber qualquer lesão na pele, procure um médico. Devido ao efeito estufa, a irradiação solar está cada vez mais forte e pode causar câncer de pele.
Cuidados alimentares
Outra vertente importante para se aproveitar bem a estação é com relação ao consumo de alimentos e à hidratação do corpo. “No verão, com a elevação da temperatura ambiente e consequente aumento da transpiração corporal, ocorre uma maior perda de lÃquidos e sais minerais do organismo. Dessa forma, é importante manter o corpo hidratado o tempo todo, evitando alimentos gordurosos. Cuidados adicionais devem ser tomados para se evitar as intoxicações alimentaresâ€, diz a nutricionista Maitê Costa da Silva, professora do Curso de Nutrição da PUC Minas no Barreiro.
Acompanhe mais dicas:
- Beba, no mÃnimo, oito copos de água por dia ou o equivalente a dois litros de água, para manter o corpo hidratado. Dê preferência para os sucos de frutas naturais em vez de refrigerantes, para que o corpo possa estar bem hidratado e reponha vitaminas e minerais.
- Faça refeições mais leves para se evitar o desconforto intestinal. Assim, a alimentação deve ser balanceada, preferindo-se o consumo de hortaliças frescas, de preferência cruas, cereais integrais (ricos em vitaminas, minerais e fibras, que auxiliarão no bom funcionamento do trato gastrointestinal) e frutas frescas e ricas em vitamina C, como laranja, abacaxi, acerola, caju e outras. Elas possuem ação antioxidante, contribuindo contra a ação dos raios ultravioleta;
- Evite alimentos gordurosos como frituras, carnes gordas, molhos para saladas à base de creme de leite ou maionese. Procure fazer substituições nas preparações, dando preferência para as carnes mais magras, grelhadas ou assadas e queijos magros (ricota, cottage);
- Evite o consumo de alimentos que fiquem expostos à temperatura ambiente e preparações altamente perecÃveis, que podem favorecer o crescimento de microrganismos patogênicos, como molhos à base de creme de leite, maionese, preparações à base de leite e derivados, produtos cárneos que não estão conservados adequadamente ou expostos à temperatura ambiente;
- Alimente-se regularmente, pelo menos de três em três horas, evitando grandes volumes nas refeições. É também de fundamental importância não esperar sentir sede para ingerir água, devendo procurar sempre hidratar o organismo, mantendo assim o balanço hidroeletrolÃtico adequado e evitando-se a desidratação e a ocorrência de infecções oportunas.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos