:: Voltar à primeira página do informativo ::
Estreitar relações, ajudar a solucionar problemas, ouvir sugestões e esclarecer dúvidas. Assim, a PUC Minas fica sabendo o que pensam alunos, professores e funcionários, além da comunidade no entorno, para que possa, com transparência e dinamismo, reforçar a qualidade de seus serviços. Essa é a proposta da Ouvidoria Geral da Universidade, que em outubro deste ano completou dez anos de atuação. “A credibilidade é o que mantém o nosso trabalhoâ€, afirma a ouvidora geral, professora Miryam Weinberg, à frente do setor desde que foi criado, em 2000. Ela explica que o atendimento é feito de forma personalizada, autônoma e imparcial.
De acordo com dados do relatório de atividades de julho e agosto de 2010, a Ouvidoria Geral realizou, em todos os campi e unidades, um total de 1.057 atendimentos, por meio de seus canais de atuação: mensagem eletrônica, telefone e contato pessoal. No mesmo perÃodo do ano passado, foram 745. “A leitura que fazemos desses números é que as pessoas estão mais participativas, são mais reivindicativas, querem ter o que foi proposto e acreditam que possamos ajudá-lasâ€, observa Miryam. Em dezembro deste ano, a professora deixa o cargo de ouvidora. “Saio com um sentimento muito bom, de que ajudei a construir um setor que participou do crescimento da Universidadeâ€.
Ela afirma que a “boa acolhida†que a Ouvidoria Geral teve pela comunidade acadêmica tem contribuÃdo para a adoção de polÃticas mais adequadas e servido para pensar e repensar as práticas adotadas por setores da Instituição. “O trabalho poderia ser visto como algo incomodativo, mas na medida em que houve aceitação da Ouvidoria, todos saÃram ganhandoâ€, diz. Ela conta que o envolvimento dos alunos, professores e funcionários é fundamental para que a PUC Minas possa melhorar ainda mais a qualidade do ensino e dos serviços prestados. “Nós só vamos melhorar o trabalho acadêmico e de gestão com a participação das pessoas. Se a gente não sabe o que acontece, não podemos atuar na resolução dos problemasâ€, argumenta.  Â
    Â
A Ouvidoria Geral funciona no prédio 48 do campus Coração EucarÃstico. Os telefones de contato são: (31) 3319-4428 ou 4429. Na página principal do portal, também há um link para envio de mensagem pela internet.Â
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos