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O trabalho tem sido muito bem aceito pelos funcionários e vem ao encontro da polÃtica de investimento em capacitação de gestores por parte da PUC Minas. A avaliação é da professora Raquel Pinto Coelho, que vem ministrando para funcionários da Universidade o curso de Gestão de Pessoas, parte integrante de um programa permanente de capacitação, promovido pela Sociedade Mineira de Cultura (SMC). Até agora, passaram pelo programa 60 profissionais, que exercem cargos de administração em diversos nÃveis.
A professora explica que a gestão de pessoas é um conjunto de práticas relacionadas ao acompanhamento e relacionamento profissional no ambiente de trabalho. Segundo ela, a técnica procura minimizar os desgastes na relação de trabalho e potencializar as competências profissionais do funcionário. “A gestão com pessoas considera os aspectos relacionados à empatia, comunicação, delegação e afiliação, que são importantÃssimos na gestão diáriaâ€, pontua Raquel, que é psicóloga, mestre em Administração e gerente de desenvolvimento de pessoas da SMC.
O objetivo do curso, conta a professora, é auxiliar o gestor administrativo a desenvolver ou potencializar suas competências de gestão, tendo como foco as pessoas. “Também esperamos estimular a comunicação entre os nÃveis hierárquicos e preparar o gestor para o alcance dos objetivos da Instituição como parceiros nesta missãoâ€, acrescenta.
Entre os principais assuntos tratados nas aulas estão o papel do gestor de pessoas, a complexidade da organização, o mapeamento de competências de gestão, administração de conflitos, o processo de mudança, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, remuneração de carreira, indicadores de recursos humanos e gestão responsável.
Participação ativa
De acordo com a professora Raquel, os alunos participam ativamente de todas as atividades sugeridas nas aulas e demonstram de fato interesse na proposta de desenvolvimento de competências de gestão. “Investir em desenvolvimento é sempre benéfico para qualquer organização, em especial para a nossa. Os funcionários sentem-se valorizados ao serem reconhecidos como gestoresâ€, observa a professora, que, durante o curso, utiliza recursos como aulas expositivas, exercÃcios práticos, filmes, discussões em grupo, atividades vivenciais e atendimentos individuais após o término das aulas.
Quem aprova o curso é o funcionário Henrique de Abreu Demolinari, analista da Coordenação de Estágio Integrado, aluno da primeira turma do campus Coração EucarÃstico. “Fui com uma expectativa muito grande, tanto na questão pessoal, quanto no apoio que me daria no trabalho. O curso foi positivo e uma oportunidade que me trouxe muita clarezaâ€, conta.
Encarregado da gestão dos processos que envolvem o estágio, ele diz ter aplicado os conhecimentos adquiridos durante o curso já no primeiro dia de aula. “Até a postura pessoal muda, na forma de lidar com as pessoas da equipeâ€, afirma Henrique, responsável direto por um grupo de cinco pessoas, além de funcionários das unidades. Para quem ainda não fez o curso, ele recomenda: “É uma chance de troca de experiências muito grande. Temos que que aproveitar toda oportunidade de evoluçãoâ€.
Cronograma
As próximas turmas do curso de Gestão de Pessoas acontecem entre os dias 1º e 15 de outubro e 1º e 12 de novembro, no campus Coração EucarÃstico. Em novembro, o programa também chega ao campus de Arcos, onde as aulas devem acontecer na última semana do mês. Funcionários das unidades Betim, Poços de Caldas, São Gabriel e Barreiro já fizeram o curso. A expectativa, segundo Raquel, é de que até o fim do programa sejam capacitadas mais de 100 pessoas.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos