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“O desafio é grande, porém, na mesma proporção, tenho disposição para sempre buscar fazer o melhor para todos nós, pessoas e Instituiçãoâ€. É com esse sentimento que o professor Eudes Weber Porto aceitou o convite do reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, para assumir o cargo de diretor executivo de Recursos Humanos, em substituição ao professor Sérgio Silveira Martins, que ocupa agora o cargo de pró-reitor da área. Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, com pós-graduação no Programa de Desenvolvimento Gerencial da Fundação Dom Cabral, ele diz que procura, no dia a dia, ser simpático com todos, sincero e coerente nas tomadas de decisão. Anteriormente, Eudes atuava como assessor do Centro de Registros Acadêmicos (CRA) e, no Curso de Engenharia de Controle e Automação, era responsável pelo processo de matrÃcula.
“A minha passagem pelo CRA foi muito importante e enriquecedora para minha formação em todos os sentidos. O fato de ter trabalhado lá durante oito anos me trouxe algumas facilidades na nova atividade na Pró-reitoria de Recursos Humanos (PróRH). Proporcionou-me um conhecimento muito grande de toda a estrutura acadêmica da Instituição e me ajudou a ver que, na maioria das vezes, sempre deparávamos com situações nas quais não podÃamos deixar de lado as questões de RHâ€, explica Eudes, que está na PUC Minas há 20 anos, já tendo exercido cargos de coordenação nos cursos do Instituto Politécnico (Ipuc) e, em 2006, assessorado o professor Alexandre Guimarães, último pró-reitor de RH. Atualmente, o professor coordena as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Engenharia de Controle e Automação.
Sobre o cargo de diretor executivo de Recursos Humanos, ele explica: “Estou diretamente subordinado ao pró-reitor de RH. As atividades estão previstas no Estatuto da Universidade e as responsabilidades são muitas. Temos que conversar, concluir, tomar decisões e fazer as coisas aconteceremâ€. Entre as atividades desenvolvidas, ele destaca a função de administrar e supervisionar os serviços e processos de administração de pessoal, implementar as polÃticas de gestão de pessoas, interagir com as gerências ligadas à PróRH e com os diversos gestores da Universidade. Todo esse trabalho é ainda conciliado com o papel de professor, que ele também desenvolve com satisfação. “Gosto muito das duas atividades e procuro desenvolvê-las da melhor forma possÃvelâ€, diz.
De acordo com ele, o envolvimento em cargos de gestão na Administração Superior contribui um pouco para um afastamento das salas de aula e da interação mais próxima com os alunos, o que, para ele, é de suma importância. “Porém, acho muito importante termos em mente que somos professores e estamos em alguns momentos exercendo funções de gestores na Instituiçãoâ€, observa o professor, que pretende continuar crescendo profissionalmente e contribuindo, cada vez mais, com todos os setores da Universidade. “O que me dá mais satisfação é ver uma tarefa realizada com sucesso. Simples assim, porque, sempre que isso acontece, temos a felicidade estampada no rosto de todosâ€, conclui.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos