SAÚDE PUC CULT POR DENTRO DA PUC EM DIA COM RH PERSPECTIVAS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Talento reconhecido

O maestro Daniel Augusto Oliveira Machado é o diretor artístico e regente do Coral PUC Minas e também do Quarteto Vocal e do Quarteto de Cordas. Além das atividades culturais desenvolvidas na Universidade, ele também atua como professor de Música, ministrando aulas de piano, musicalização, história da música, prática de conjunto e coral, e como pianista, concentrando sua atenção no estudo e divulgação de repertório de música brasileira. No entanto, uma curiosidade sobre sua carreira que talvez muita gente não saiba é que ele é o autor do Hino do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais.

Em 2011, Daniel Augusto foi aprovado em primeiro lugar no concurso público destinado a selecionar a composição, entre mais de cem inscritos. A letra é de autoria de Ricardo Bastos Machado, seu tio. Foi Rildo, irmão de Ricardo, que incentivou o sobrinho a participar do concurso. “Em uma sexta-feira à noite, recebi o telefonema do meu tio e, em seguida, a letra por e-mail. Eu praticamente virei à noite escrevendo a música, e cheguei a um resultado de composição que considerei satisfatório. Ele também gostou da proposta e resolvemos participar do concurso. No sábado, fizemos alguns ajustes finais e, no domingo, eu cuidei da gravação do Hino, que deveria ser apresentada junto com a partitura no momento da inscrição. Segunda-feira era o prazo final para entrega do material, ou seja, tudo aconteceu em menos de três dias”, relembra. “Eu geralmente trabalho bem sob pressão, mas não imaginava que sairíamos vitoriosos dessa aventura”.


Graças a essa aventura, ele entrou para a história do Estado. O hino, que na época foi gravado em CD pela Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais e distribuído para todas as Comarcas do Estado de Minas Gerais, é executado em todas as solenidades do TJMG desde então. Recentemente, ele foi homenageado nas Comemorações dos 150 anos da criação do Tribunal da Relação de Ouro Preto, primeira denominação do TJMG. A cerimônia aconteceu em agosto, no Antigo Fórum da Comarca de Ouro Preto. A placa, entregue pelo presidente do TJMG, o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, traz os seguintes dizeres: A alquimia produzida pela união de palavras e notas musicais resultou no magnífico Hino do Judiciário Mineiro. Merecidas congratulações ao autor de sua música, Daniel Augusto Oliveira Machado, que encanta a todos ao ser executada. “O concurso, a gravação do Hino e a homenagem recebida recentemente significaram muito para mim. Iniciativas como essa mostram que a arte pode estar presente e ser valorizada em todas as áreas”, afirma Daniel.

Sua história na música começou ainda na infância, quando aos quatro anos ele foi presenteado com um pequeno teclado eletrônico. “Isso prova o quão significativo pode ser um presente na vida de uma pessoa”, reflete. Por influência do seu irmão, ele aprendeu diversos instrumentos, como violão, guitarra, baixo elétrico e bateria. “Por ter encontrado tanta alegria nessas práticas musicais durante a infância e a juventude, não tive dúvidas de que escolheria seguir carreira profissional na Música”, conta o Doutor em Música, Mestre em Música e Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mas, mesmo com uma carreira tão extensa, ainda há espaço para sonhos ainda não realizados. “Eu tenho grande apreço pelo ensino de Música e pelas práticas de conjunto. Estou bastante envolvido pelo trabalho que venho realizando na PUC Minas desde abril de 2022. O Coral Institucional conta com a participação de mais de 80 pessoas interessadas no canto coletivo. O Quarteto Vocal e o Quarteto de Cordas trabalham em alto nível musical. Se depender de mim, a Música se fará cada vez mais presente na Universidade e na vida de toda a comunidade acadêmica. Espero que esse trabalho também seja fonte de alegria e inspiração para as pessoas que, de alguma maneira, dele participam”, afirma.

Ouça aqui o Hino do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, interpretado pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos