:: Voltar à primeira página do informativo ::
O Barroco em Jacarandá – uma vida de pesquisas é o tÃtulo da exposição do artista Dilo Márcio Fernandino, que pode ser vista na Galeria de Arte da Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi, no campus Coração EucarÃstico, a partir do dia 6 de abril. A exposição pode ser conferida até o dia 30 deste mês.
Autodidata, Dilo, que também é administrador financeiro, faz trabalhos de escultura, entalhe e ebanesteria, este último um ramo da marcenaria que utiliza madeiras nobres para a fabricação de móveis entalhados e de construção complexa.
Dedica-se ainda à pesquisa das técnicas manuais em madeira, muitas das quais já perdidas no Brasil, bem como das influências dos estilos barroco e rococó no mobiliário português e brasileiro. Influência esta que também está presente em suas obras, feitas com diversas espécies de jacarandá, provenientes de construções rurais demolidas.
“Para mim, é excepcional esse contato com o público universitário, para trocar experiências e informações interessantesâ€, afirma o artista. Ao contrário do que se possa pensar, para ele, o trabalho de construção das peças, de diferentes tamanhos e formas, é mais mental do que fÃsico. “Primeiro faço os desenhos e depois estudo o processo de construção. Não fosse a minha formação, não conseguiria fazê-lasâ€, conclui Dilo.
Mais informações: www.escultura-madeira.com ou na Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários, pelo telefone (31) 3319-4421.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos