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De jovem aprendiz a doutoranda em Educação, Débora Siqueira contabiliza praticamente 20 anos de história na PUC Minas. Ao ingressar na universidade pelo programa de jovem aprendiz da Cruz Vermelha, em 2001, a futura educadora jamais imaginava que se aproximaria do meio acadêmico. Filha de salgadeira autônoma e de motorista de ônibus, sua vida humilde não despertava nenhum incentivo para frequentar uma universidade. “Vou ser médica, vou ser engenheira civil ou vou me tornar uma educadora e produzir um livro um dia? Eu não tinha essa dimensão, mas eu queria chegar láâ€, relembra.
Após sua trajetória como jovem aprendiz, Débora foi efetivada como auxiliar de serviços na Assessoria de Comunicação da Unidade São Gabriel, em 2004. A experiência foi fundamental para o seu interesse pelo Curso de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, no qual se graduou. Posteriormente, Débora passou pelo setor de Apoio às Coordenações, também na Unidade São Gabriel, e desde 2009 se encontra no Apoio às Coordenações e Secretaria Acadêmica da Unidade Barreiro.
Ela conta que o contato com a realização do programa PUC Aberta, enquanto atuava na Assessoria de Comunicação, foi essencial para o seu direcionamento profissional. Por meio dos eventos acadêmicos e institucionais, a funcionária passou a ter uma nova percepção sobre a importância do ensino na vida das pessoas. Sua paixão começou ali: quanto mais tinha contato com a gestão escolar, mais certeza tinha sobre a admiração que nutria pelo processo educacional. Em 2016, Débora conquista o tÃtulo de mestra em Educação pela PUC Minas.Â
O leque de possibilidades dentro da Universidade fez com que Débora continuasse buscando uma formação sólida na teoria e na prática, buscando a sua melhor versão como RP e educadora. “Sempre busquei ir nessa formação sólida humanizada, para que eu pudesse transformar a minha realidade e pudesse conduzir a minha vida, a minha rotina com autonomia, para eu justamente transformar essa realidadeâ€, reforça.
Ingressando na pesquisa cientÃfica, a comunicadora tomou gosto pela leitura e teve a oportunidade de estudar e trabalhar desenvolvendo artigos. Com ênfase nos teóricos Theodor Adorno e Max Horkheimer, Débora se orgulha ao contar que o seu ingresso no grupo de estudos sobre Teoria CrÃtica ampliou a sua relação com o meio acadêmico.
Em 2019, Débora ingressou no Doutorado em Educação. A curiosidade pelas metodologias de pesquisa foi o estopim para aprimorar os seus estudos e, observando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos durante a disciplina de Pesquisa em Educação, ela sugeriu a elaboração de um livro. Reunindo mais de 23 autores, a obra Enfoques Metodológicos de Pesquisa em Educação: evidenciar contextos, prestigiar sujeitos foi organizada pela doutoranda e por sua professora, Mariana VerÃssimo.
Para Débora, a publicação significa mais um grande passo. A doutoranda se emociona ao pensar que não tinha ideia de que pudesse vir a escrever uma obra quando ingressou na Instituição, mas busca sempre ver o agora e lembrar onde estava. “O livro representa o meu crescimento pessoal, profissional, acadêmico e significa um retorno também à minha origemâ€, completa.
Para Débora, a PUC Minas significa o trabalho em equipe e a educação para além da sala de aula. Durante todo o seu percurso como funcionária e acadêmica, ela relembra que esteve em contato com pais e alunos de origem humilde, e que tinha uma grande satisfação em saber que poderia levar conhecimento sem desvalorizar a bagagem cultural de cada um. “Como educadora, eu ficava muito feliz em ensinar e tinha a humildade de valorizar os seus conhecimentos. Porém, como função social, eu também tenho que dominar a teoria e a prática educacional para conduzir as pessoas a partir do conhecimento do senso comum a um saber cientÃfico, para que elas possam transformar as suas realidadesâ€, conclui.
Além do seu percurso dentro da Universidade, Débora cursa o 4º perÃodo do Curso de Pedagogia e dedica parte do seu tempo na elaboração de histórias infantis, dentro das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltadas para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Futuramente, a educadora conta que pretende espalhar o seu conhecimento e atingir outros públicos por meio de podcasts.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos