Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | agosto/setembro de 2014 - nº 19

27º Congresso Internacional da Soter

O presidente da Soter, prof. Jaldemir Vitório; o grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor; e o coordenador do evento, professor Roberlei Panasiewicz
O presidente da Soter, prof. Jaldemir Vitório; o
grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor; e o coordenador do
evento, professor Roberlei Panasiewicz

A abertura do 27º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) aconteceu no dia 15 de julho, no Teatro João Paulo II, campus Coração Eucarístico, reunindo o grão-chanceler da Universidade e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o presidente da Soter, professor padre Jaldemir Vitorio, reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje); e o coordenador da comissão organizadora, professor da PUC Minas Roberlei Panasiewicz, chefe do Departamento de Ciências da Religião  e coordenador do Programa de Pós-graduação da área. Estiveram presentes também os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte João Justino de Medeiros Silva e Luiz Gonzaga Fechio e o bispo emérito de Catanduva (SP), Celso Queiroz, teólogos e cientistas da religião, professores e estudantes.

Dom Walmor afirmou que é uma alegria para a PUC Minas colaborar com a Soter, com a cessão da sala 119 do prédio 4, no campus Coração Eucarístico, para a secretaria do evento. “É uma honra ter a Soter conosco, um reconhecimento à sua história e ao seu trabalhoâ€, disse o grão-chanceler. 

O grão-chanceler lembrou a importância do padre jesuíta João Batista Libanio, falecido em janeiro deste ano, para a Teologia: “O caminho de crescimento, conquistas, contribuições significativas no âmbito da Teologia tem agora um desafio ainda maior" para os pesquisadores.

Um dos desafios apontados na Conferência Episcopal, prosseguiu Dom Walmor, é que a importância da Teologia cresça ainda mais, não para competir com as Ciências da Religião, mas à altura para dialogar com elas e outras ciências. Referiu-se também à temática central do evento, Espiritualidades e Dinâmicas Sociais: memória – prospectiva, que, de acordo com ele, é uma oportunidade de interlocução com as Ciências da Religião e uma oportunidade para um passo adiante pela Teologia.

Para o presidente da Soter, a temática central do evento é uma chance de se debruçar sobre os desafios entre fé e razão, oferecendo as reflexões de teólogos e cientistas da religião para os impasses da humanidade.

O coordenador do 27º Congresso da Soter, professor Roberlei Panasiewicz, disse que a temática central do evento ajuda a entender as recentes  manifestações populares, bem como a juventude.

« Volta