O primeiro volume da coleção História da Arquidiocese de Belo Horizonte, intitulado A Arquidiocese de Belo Horizonte e a Contemporaneidade, cujos organizadores são o professor Caio César Boschi, do Departamento de História, e o frade agostiniano Luiz Antônio Pinheiro, professor de PatrÃstica e História do Cristianismo na Universidade, foi lançado na manhã de 6 de agosto, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), campus Coração EucarÃstico.
Durante o lançamento, com a presença dos professores organizadores e da comunidade acadêmica, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, disse que a obra é um estÃmulo à pesquisa e à história, “um trabalho enorme†de registrar a história da Arquidiocese de BH, cuja maior parte ainda não está documentada. “Creio que teremos a esperança alentada e a vontade para construir os próximos cem anos da Arquidioceseâ€, disse ele, em referência à publicação de um volume por ano, até 11 de fevereiro de 2021, quando a Arquidiocese completará cem anos.
O reitor agradeceu ao grande número de pessoas que trabalham no projeto. Nos próximos volumes, disse, haverá muitas outras pessoas envolvidas, de diferentes áreas. Dom Mol pontuou que o primeiro volume será também lançado, em momento oportuno, para as dioceses dos 28 municÃpios que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte.
Com textos de apresentação de Dom Walmor, Dom Mol e Caio César Boschi, a obra contém 308 páginas. Assinam os outros textos os professores Luiz Antônio Pinheiro, João Batista Libânio, Roberlei Panasiewicz, Mauro Passos, Flávio Augusto Senra Ribeiro, Pedro Ribeiro de Oliveira, Carlos Frederico Barboza de Souza, Paulo Agostinho Nogueira Baptista, seguidos de anexos sobre a linha do tempo da Arquidiocese e de municÃpios abrangidos (jurisdição eclesiástica).
Os próximos nove volumes da coleção serão lançados a cada ano, no dia 11 de fevereiro, e, em 2021, com a publicação de volume fotográfico. Os volumes versarão sobre a Arquidiocese e temas como evangelização; laicato; vida consagrada; instituições vinculadas; presença pública, social e polÃtica da instituição; os presbÃteros; e bispos e arcebispos. O objetivo da coleção é lançar olhar perscrutador sobre o passado, a atual realidade e o futuro da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Mais informações: (31) 3319-9904 ou e.mail divulgacao@pucminas.br