Em carta publicada em 21 de agosto, reitores das PontifÃcias Universidades Católicas do Brasil manifestaram e reafirmaram o propósito de contribuir para um paÃs mais justo, igualitário e solidário através da educação, a mais poderosa ferramenta de transformação da sociedade. As pontifÃcias, que são instituições de ensino superior ligadas à Santa Sé, se colocam a serviço da Igreja e também manifestam o desejo de colaborar com as instâncias governamentais por meio de constituição de polÃticas públicas que possam garantir o direito a uma educação de qualidade a todos, sempre pautados pelo Pacto Educativo Global.
A carta destaca a relevância das sete PUCs brasileiras, que reúnem mais de 237 mil estudantes de educação superior. As Universidades também mantêm mais de 220 programas de pós-graduação stricto sensu, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da pesquisa e da ciência no paÃs.
O documento é assinado pelo Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. LuÃs Henrique Eloy e Silva; Reitor da PUC Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; Reitora da PUC Goiás, Profa. Maria Olga Izilda Ronchi; Reitor da PUC PR, Prof. Dr. Rogério Renato Mateucci; Reitor da PUC Rio, Prof. Pe. Anderson Antônio Pedroso; Reitor da PUC RS, Prof. Dr. Evilázio Francisco Borges Teixeira; e Reitora da PUC SP, Profa. Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery. A carta é resultado de reunião ocorrida entre os reitores em Porto Alegre (RS) na mesma data.