“Quando penso na palavra jornada, penso naquilo que ela representa: o presente, o hoje, que é o que temos. Quando nós vivemos a presença no presente, ele acrescenta alguma coisa a nós. Quando nós vivemos a ausência no presente, ele não acrescenta nada. Tanto é que aquilo que não nos lembramos não vira nem tampouco memória, nem tampouco passado, porque não vivenciamos”, refletiu o Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, na abertura da 37ª Jornada de Biologia, realizada em 26 de setembro, no Teatro São João Paulo II, Campus Coração Eucarístico.
Pe. Luís Henrique convidou os membros do corpo discente, a quem as atividades da Jornada são direcionadas, a desviarem a atenção dos smartphones e redes sociais – algumas das principais causas de falta de foco e ansiedade na contemporaneidade –, e viverem intensamente as atividades, que tem um papel preponderante na formação dos alunos. “Desejo que vocês ocupem lugares de realização, em que sejam felizes, tenham a liberdade profissional que merecem e possam contribuir também para o crescimento da sociedade. Vamos, então, viver intensamente essa Jornada de Biologia para que essa presença se transforme em um presente que se tornará um benefício para todos nós”, afirmou.
O Pró-reitor de Graduação, Prof. Eugênio Batista Leite, reforçou o quanto o evento é importante na trajetória do Curso e na trajetória da formação profissional dos professores e dos ex-alunos da Universidade. Para ele, a Jornada é uma oportunidade para que estudantes tenham contato com outros profissionais e com outras instituições, e pode iluminar o caminho profissional dos egressos. “Temos a PUC Carreiras que cuida também da formação profissional inicial de todos os alunos, mas a Jornada é, para mim, um momento ímpar de formação que pode jogar uma luz definitiva na carreira dos alunos”, reforçou.
A Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Carolina Costa Resende, destacou a parceria do Curso de Ciências Biológicas com a Extensão Universitária que, segundo ela, tem mobilizado uma construção contínua dos projetos de sustentabilidade e de cuidado com a Casa Comum, já que a Universidade tem um papel primordial na democratização do que a Ciência tem produzido. “Na Extensão estamos caminhando para o Green Office, graças a todo trabalho que tem sido feito pelo Curso, uma certificação internacional que muito nos honra”, contou.
Para a Diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Profa. Dra. Soraya de Matos Camargo Grossmann Almeida, o Departamento de Ciências Biológicas tem uma importância singular dentro do Instituto. “Ao dialogar com todos os Cursos da Saúde, ele é a essência, o nosso pulmão, o nosso coração”, disse. Nesse sentido, as Ciências Biológicas são, segundo ela, uma ciência da vida em todas as suas nuances e, por isso, “o Instituto tem trabalhado muito na integração e no diálogo com o conjunto de todos os cursos da Saúde, no conceito do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde de Saúde Única, porque tudo está integrado”.
O ex-professor do Curso de Ciências Biológicas e Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Minas Gerais, Sérgio Augusto Domingues, relembrou, entre outros, o projeto que culminou no reconhecimento da Serra do Espinhaço, em 2005, como Reserva da Biosfera pela Unesco. Para o biólogo, que atualmente trabalha pela retomada da defesa dos ecossistemas brasileiros, a trajetória na profissão é construída desde a graduação. “É nessa Jornada da Biologia, nas nossas ações no dia a dia, que vamos crescendo e aprendendo, e voltar à PUC, participando dessa mesa, só me faz ter mais certeza disso: de que o que vale é cada instante, cada momento, e aí está a grande magia da nossa vida”, afirmou.
A Profa. Dra. Sylvia Therese Meyer Ribeiro, que é Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Biologia (CRBio), destacou a relação do tema desta edição da Jornada, O papel do biólogo na sociedade e os desafios da atualidade, com o histórico da profissão no Brasil, regulamentada em setembro de 1979 pela Lei nº 6.684. “Houve uma trajetória para concretizar as áreas de atuação, o mercado de trabalho, o reconhecimento de que somos profissionais capacitados e competentes porque nem sempre foi assim”, ponderou ao enfatizar a importância de eventos dessa natureza que propiciam a prática fora de aula para alunos que, ao se formarem, terão várias possibilidades de atuação na área.
Em seu discurso de agradecimento e boas-vindas, a Chefe do Departamento e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Luciana Barreto Nascimento, salientou a trajetória exitosa do evento em apresentar oportunidades para a comunidade acadêmica, assim como os frutos das discussões e encontros propiciados pela Jornada de Biologia. “Grandes ações e ideias ligadas ao Curso de Ciências Biológicas surgiram, se consolidaram e muitas transcenderam nossos murros, como o Museu de Ciências Naturais, o Programa de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados, a Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (Aderi), a Empresa Júnior de Biologia e Geografia (Sistêmica), o Centro de Integração para a Sustentabilidade Ambiental (Cisal)”, enumerou a docente ao exemplificar ações voltadas para a sustentabilidade que levaram, segundo ela, ao recém-lançado Portal de Sustentabilidade da Universidade.
A Chefe do Departamento também ressaltou o Programa de Educação Tutorial (PET), pioneiro no Brasil, que em 2023 completa 40 anos no Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas, ao dedicar a Jornada aos estudantes que contribuem ativamente na construção do evento. “Essa jornada sempre foi pensada por vocês e para vocês, nossa comunidade acadêmica, permitindo uma formação ampla, que oportunize o encontro das suas verdadeiras vocações dentro da Biologia”, concluiu.
A íntegra da solenidade de abertura e a conferência de abertura ministrada pelo Prof. Paul Joseph Dale, membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), estão disponíveis no canal Ciências Biológicas PUC Minas no YouTube.