Foi inaugurada, em 25 de outubro, a nova Clínica de Radiologia e Imaginologia do Departamento de Odontologia da PUC Minas. O evento, realizado no Prédio 45, reuniu membros da administração superior da Universidade, docentes e discentes, funcionários e pacientes das Clínicas do Curso de Odontologia para apresentação e bênção dos novos equipamentos e das novas instalações no Campus Coração Eucarístico. A expectativa da coordenação é que o novo serviço atinja o número de dez mil procedimentos de imagem anualmente, atendendo cerca de quatro mil pacientes SUS dependentes.
O Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, destacando a importância do atendimento qualificado ofertado à população mais carente, maioria no país desassistida no quesito fundamental do ser humano que é a saúde, lembrou que o Curso de Odontologia tem tradição em formar profissionais competentes, reconhecidos pela sociedade mineira e nacional, com um olhar clínico capacitado para analisar adequadamente as situações, imagens, sintomas, e fazer o encaminhamento para o melhor tratamento. “Quando eu penso em um ambiente de radiologia, de imagem digital, eu penso na importância também do que é um diagnóstico em um tratamento. Um diagnóstico é fundamental para acelerar a compreensão do problema e também o seu tratamento”, alertou.
Reforçando a importância da dedicação e da pesquisa em sua trajetória, o Pró-reitor de Logística e Infraestrutura, Prof. Rômulo Albertini Rigueira, frisou a importância da área da Saúde para a Universidade. “A inauguração de uma clínica nova voltada para o ensino, para a educação, transforma o Brasil, e atender as pessoas mais humildes e mais pobres é a Missão da Universidade Católica”, disse.
A consolidação de quase 50 anos de tradição e inovação do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) na formação humanizada de profissionais da área de Odontologia e o forte sentimento de acolhimento e pertencimento, assim como o histórico de diretores de departamento, fizeram parte das considerações da Profa. Dra. Soraya de Mattos Camargo Grossmann Almeida, Diretora do Instituto. “São dez professores que já estiveram no Departamento de Odontologia e que fizeram essa construção. Esse não é só mais um momento de consagração, esse é um momento que vai realmente transformar vidas, transformar pessoas, transformar o contexto social e realmente contribuir para fazer a diferença na sociedade”, pontuou.
A aquisição dos novos equipamentos, segundo ela, possibilita uma radiologia organizada levando em consideração a responsabilidade social da PUC Minas, proporcionando o arquivamento e compartilhamento dos documentos dos usuários. “Também considera a nossa responsabilidade técnica porque diminui o tempo de exposição dos pacientes à radiação e, além disso, reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade porque temos uma saúde que é única, ela não é só das pessoas, mas ela está integrada aos animais e ao meio ambiente”, explicou a docente.
O Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Campus Contagem, Prof. Dr. Martinho Campolina Rebello Horta, Diretor do ICBS no período de 2020 a 2022, também enfatizou a importância do diagnóstico por imagem tridimensional, envolvendo desde o planejamento da ortodontia até o diagnóstico mais complexo de tumores da face. “Não tenho dúvida de que, nesse local, ele é colocado a serviço de quem mais precisa, que é a serviço das pessoas. E algo também que para nós educadores é muito nobre, sendo utilizado como ferramenta, não apenas de assistência, que é muito relevante, mas como ferramenta de ensino e aprendizagem. De forma responsável, de forma ética, e ajudando tanto a população”, afirmou ao lembrar o pioneirismo da Universidade que tem, de acordo com ele, uma das Clínicas mais modernas do país no que diz respeito à qualidade dos equipamentos e da biossegurança, exemplificado pelo protocolo seguro de atendimento desenvolvido no momento mais crítico da pandemia de Covid-19.
Para a Chefe do Departamento e Coordenadora do Colegiado do Curso de Odontologia da PUC Minas Campus Coração Eucarístico, Profa. Dra. Vânia Eloísa de Araújo Silva, a aquisição do tomógrafo Cone Beam de alta resolução e de um aparelho de radiografias extraorais, que inclui radiografias panorâmicas e cefalométricas, vai potencializar o número de beneficiários da já bem sucedida parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. “A Clínica de Radiologia e Imaginologia Digital da PUC Minas, ponto de rede no atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde, pretende aumentar e atingir cerca de dez mil procedimentos de imagem por ano e atender a cerca de quatro mil pessoas”, informou.
Responsável técnico pela Clínica de Radiologia e Imaginologia Digital, o Prof. Dr. Flávio Manzi enumerou as diferentes áreas da Odontologia beneficiadas pelos novos equipamentos, como ortodontia, cirurgia maxilo-facial, endodontia, implantodontia, estomatologia, entre outras, e ressaltou a interdisciplinaridade com outras áreas da Saúde como a Medicina, a Fonoaudiologia e a Fisioterapia. “Essa tecnologia proporciona imagens detalhadas e tridimensionais, essenciais para o diagnóstico preciso e o planejamento em tratamentos complexos. Além disso, acessibilidade é um compromisso fundamental da nossa clínica. Isso ressalta o nosso compromisso com o bem-estar e a saúde de toda comunidade”, concluiu.