A contribuição e a responsabilidade da PUC Minas para a sociedade deram o tom da comemoração dos 60 anos da Faculdade de Psicologia (Fapsi), durante o evento Esculpindo a Psicologia: 60 anos de contribuições da Faculdade de Psicologia PUC Minas, realizado no dia 19 de março, no Teatro João Paulo II, Campus Coração EucarÃstico. O reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, destacou a posição da Universidade ao se mobilizar, com o objetivo de servir, na transformação mais profunda das pessoas e da sociedade. "A formação integral a que se propõe a PUC Minas, como eixo que melhor expressa o humanismo, é a partir do lugar do outro, para pensarmos coletivamente. E podermos contribuir com conhecimento que possa transformar vidas, conhecimento comprometido com a superação de desigualdades sociais numa sociedade que é muito desigual", afirmou.
Dom Mol destacou também o momento vivido pela Universidade em busca de atender aos novos paradigmas da sociedade contemporânea. "A Universidade está em busca de novos horizontes, da forma de fazer o ensino da Psicologia e de todas as áreas. Estamos em diálogo com muitos setores da sociedade. Buscando com muito empenho garantia de recursos para a pesquisa, tecnologia e inovação, que estão ameaçadas no contexto atual. Sobretudo em Minas Gerais, que está em situação muito crÃtica do ponto de vista financeiro. Precisamos nos mobilizar mais", destacou. O reitor também saudou os estudantes, presentes na plateia, e os que assistiam o evento por videoconferência em Poços de Caldas. "Vocês são os estudantes dos 60 anos, são o motivo que nos estimula, que nos faz pensar de uma maneira cada vez melhor devido à s exigências que vocês nos fazem. A minha homenagem, o meu reconhecimento, o meu agradecimento. Só temos em uma Universidade um bom corpo docente quando temos um bom corpo discente", afirmou.
A diretora da Faculdade de Psicologia, professora Betânia Diniz Gonçalves, destacou a trajetória da faculdade em busca da formação integral dos alunos, pautada pela ética e pela técnica. "A Fapsi é uma construção de muitos e nos orgulhamos disso. Um corpo docente qualificado, composto por profissionais formados pela PUC Minas e por diversas outras universidades. Permitindo a abertura para a complexidade e diversidade da profissão. Nossas diferenças nos enriquecem e exigem constantes transformações", disse Betânia, que destacou os desafios para os próximos anos. "É preciso manter acessa a ousadia do inÃcio e despertar em cada um de nós todos os sonhos do mundo para continuarmos a construir nossa trajetória nos próximos anos".
Também estiveram presentes à mesa de abertura a pró-reitora de graduação, professora Maria Inês Martins, o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot, o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, a chefe do Departamento e coordenadora do Colegiado do Curso de Psicologia, professora Cláudia Regina Barroso Ribeiro, e o conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Délcio Fernando Guimarães Pereira. Participaram também o representante dos funcionários da Faculdade de Psicologia, Marcos Aurélio Diogo dos Santos, e a representante dos alunos, Fernanda Poliana Santos Pessoa. A cerimônia foi aberta por apresentação artÃstica dos seminaristas do Convivium Emaús.
Homenagem
Durante a solenidade foram homenageados professores que tiveram importante participação na história do curso por sua dedicação. Os professores foram escolhidos pelos membros colegiados da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação. Os professores receberam as homenagens das mãos das professoras Betânia Diniz Gonçalves e Cláudia Regina Barroso. Foram homenageados as ex-diretoras da Faculdade professoras Ana Lucia Marçolla (diretora de 1996 a 2004), Maria de Fátima Lobo Boschi (diretora de 2005 a 2011) e Maria Cristina Martins de Andrade (diretora de 2011 a 2014); a ex-coordenadora do curso no Campus Arcos, professora Jane Moreira de Azevedo; as professoras Paula Ângela de Figueiredo e Paula, Sandra Maria de Castro Bernardes, Katia Maria Pacheco Saraiva e José Newton Garcia de Araújo. A professora Betânia Diniz Gonçalves também recebeu homenagem das mãos da professora Cláudia Barroso.
Após a abertura, aconteceu a conferência Esculpindo a Psicologia: caminhos para a inovação, mediada pela professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas Luciana Kind, com a participação dos professores Gerson Yukio Tomanari, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, coordenador de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Raquel Souza Lobo Guzzo, professora titular da PUC Campinas.