"O Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião teve o importante papel de ser um empurrão para a missão e vocação do Instituto Dom João Resende Costa e por resgatar o importante sentido da filosofia e da teologia como ensino, pesquisa e experiência", afirmou o grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPgCR), que aconteceu no dia 23 de novembro, no Campus Coração EucarÃstico. "Ao celebrar dez anos, podemos dar mais um passo em direção ao crescimento de um serviço da mais alta importância para a comunidade acadêmica e para a sociedade", completou, referindo-se à oferta do curso de licenciatura em Ciências da Religião a distância, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da PUC Minas nessa mesma tarde.
Dom Walmor destacou ainda o importante e longo caminho trilhado para a consolidação do PPgCR e do Instituto Dom João Resende Costa. "O Programa foi concretizado a partir de importantes passos: mudança da sede do Instituto Dom João Resende Costa para o centro do Campus Coração EucarÃstico, intercâmbios acadêmicos e cientÃficos, presença de professores e pesquisadores e, sobretudo, a possibilidade de dar um novo caminho à Ciência da Teologia a partir das Ciências da Religião", afirmou. Dom Walmor mencionou também a presença do professor padre Leonardo Pessoa no PontifÃcio Instituto BÃblico de Roma como sinal da consolidação do Programa.
O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol, destacou a importância do Programa e da decisão de lançamento da licenciatura em Ciências da Religião pelo Cepe. "Esse programa existe na PUC Minas pelo trabalho corajoso de uma equipe de professores e professoras, mas, sem a participação decisiva e o estÃmulo de Dom Walmor, certamente não terÃamos dado esse passo. É um Programa exemplar pela produção cientÃfica", afirmou. "Hoje é um dia muito especial em que estamos comemorando os 10 anos do Programa e a aprovação da licenciatura", finalizou.
O coordenador do PPgCR, professor Roberlei Panasiewicz, lembrou que o curso recebeu, em 2012, a avaliação quatro (numa escala que vai de um a sete) da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de NÃvel Superior (Capes), o que permitiu a criação do doutorado em 2016. Informou que já foram apresentadas 139 defesas de dissertação e que o programa conta atualmente com 76 alunos.
Estiveram também presentes à mesa a vice-reitora, professora PatrÃcia Bernardes, e o diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, professor padre Evandro Campos Maria.
Ao final do evento foram entregues exemplares do livro A construção do Diálogo: o ConcÃlio Vaticano II e as religiões de Frank Usarski a Dom Mol e a Dom Walmor, pelos membros do colegiado do PPgCR, professores Paulo Agostinho Nogueira Baptista e Rodrigo Coppe Caldeira.