A PUC Minas vai oferecer o Curso de Medicina no Campus Poços de Caldas, no Sul do Estado, já a partir deste segundo semestre de 2017, com 50 vagas para este semestre. As inscrições, pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2013 a 2016, estarão abertas a partir desta sexta-feira, 1º de dezembro, até o dia 11 desse mês, pela internet, no pucminas.br. O valor da inscrição é R$65. No 1º semestre de 2018, outras 50 vagas serão ofertadas.
A abertura de vagas no curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e publicada nesta quarta-feira, 29 de novembro, no Diário Oficial da União. Para o Campus Contagem, a Universidade ainda aguarda a autorização para o funcionamento. Desde 2012, a PUC Minas oferece a graduação no Campus Betim, na região metropolitana.
Nas 50 vagas previstas, já estão inseridas as cinco vagas referentes a bolsas integrais, a serem concedidas pela PUC Minas aos candidatos inscritos exclusivamente para concorrer à s vagas de bolsistas, que tenham sido aprovados no processo seletivo, sejam cidadãos brasileiros, não sejam portadores de diploma de curso superior e possuam renda familiar mensal, per capita, não superior ao valor de um salário-mÃnimo e meio.
O candidato que desejar concorrer às vagas de bolsistas integrais deverá informar tal condição no formulário de inscrição e comparecer no campus da PUC Minas em Poços de Caldas, situado na avenida Pe. Francis Cletus Cox, 1.661, de 1º a 11 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para preencher formulário próprio, assinar declaração e entregar documentação requerida.
O resultado do processo seletivo será divulgado até 15 de dezembro deste ano. A matrÃcula dos aprovados em primeira chamada será nos dias 18 e 19 de dezembro, das 8h à s 19h. Os aprovados em segunda chamada farão matrÃcula no dia 20 e 21 de dezembro, no mesmo horário.
As aulas se iniciarão em 20 de dezembro de 2017 e poderão ser interrompidas durante o recesso escolar da Universidade, previsto para ocorrer no perÃodo entre 23 de dezembro de 2017 e 31 de janeiro de 2018.
Projeto pedagógico
O Curso de Medicina em Poços de Caldas mantém o projeto pedagógico do curso já implantado em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, com formação integral e enfoque no atendimento, em sintonia com a formação humanÃstica que caracteriza a qualidade de ensino PUC Minas. Dessa forma, os alunos aprenderão não apenas os conceitos e as técnicas clÃnicas e cirúrgicas, mas também as habilidades e atitudes que valorizam o cuidado e humanizam o exercÃcio da profissão.
A aprovação para o funcionamento do novo curso de Medicina foi concedida em um processo inédito realizado pelo MEC em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do programa Mais Médicos, que traça como meta alcançar uma relação de 2,7 médicos por mil habitantes – similar à dos paÃses mais desenvolvidos. A escolha dos projetos foi feita por meio de editais de chamamento público de ampla concorrência, que contemplava municÃpios que não ofereciam formação médica e Instituições de Ensino Superior (IES) instaladas nessas cidades. Na seleção dos municÃpios, além da inexistência de curso no local, foram exigidos requisitos baseados na proporção de vagas e médicos por habitante e tamanho da população atendida, entre outros critérios.
Já a análise das propostas das instituições de ensino superior levou em consideração a aprovação do projeto pedagógico do curso, o plano de desenvolvimento de docência, a infraestrutura da unidade que vai abrigá-lo, o plano de contrapartida com o municÃpio para utilização de unidades hospitalares, a capacidade econômico-financeira da mantenedora e sua regularidade jurÃdica e fiscal. Foram 215 instituições inscritas em todo o paÃs - e, dessas, 37 foram selecionadas.
Outras informações: (31) 3319-4444.
Â