Com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e de cerca de 30 pró-reitores de pesquisa e de pós-graduação de várias instituições públicas, comunitárias e privadas, ocorreu no dia 25 de agosto, no Campus Coração EucarÃstico, o Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Região Sudeste (Foprop-SE). Participaram da abertura também os professores Sérgio de Morais Hanriot, pro-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação da PUC Minas e vice-coordenador do Foprop-SE; Joviles Vitório Trevisol, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e presidente do Foprop; Márcio de Castro Silva Filho, da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Foprop-SE.
Dom Mol reconheceu a importância da pesquisa e da pós-graduação, a história e a contribuição de diversas instituições representadas no encontro, que vão criando uma grande rede na área. O reitor ressaltou que a pesquisa e a pós-graduação, apesar de presentes na PUC Minas há muito tempo, têm crescido muito na Instituição nos últimos anos, depois de a PUC Minas, que tem quase 60 anos de história, ter se dedicado e aprofundado sua experiência no campo da graduação e da extensão. "É curioso como, crescendo este setor, a Universidade toda se beneficia, toda ela cresce, se desenvolve, manifesta melhor este nome de universidade. É um setor, é uma atividade, é um espÃrito dentro da Universidade", disse.
O reitor expressou ainda a necessidade de o fórum manifestar, de forma inequÃvoca, solidariedade entre as instituições de ensino superior, diante do atual momento nacional que impacta as pesquisas nas universidades. "A pesquisa e a pós-graduação são como a cobertura de um grande edifÃcio e com uma bela vista – ajudam a enxergar de fato bem mais longe", disse. "O problema é quando inventam de reformar e começam de cima para baixo, diminuem os investimentos, diminuem as possibilidades, as pessoas. Este é um drama que muitas universidades têm enfrentado".
O professor Joviles saudou o trabalho de dedicação da PUC Minas na organização do encontro. Observou que o perÃodo atual, de crise econômica no paÃs, não é o momento de o Fórum se curvar, é momento de muito trabalho para os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação. O professor disse que o trabalho do Foprop contribui para o trabalho de cada pró-reitor da área. Ele citou que a entidade realizou somente este ano 14 encontros com programação de trabalho. "Estamos presentes em espaços importantes das instituições que fazem pesquisa e constroem polÃticas", como, por exemplo, na Capes, CNPq e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Já o professor Márcio de Castro ressaltou as transformações rápidas e profundas no mundo, que promovem a reflexão da educação superior e da pesquisa e da pós-graduação. Citou a crise gravÃssima atual pela qual passa o Brasil, que impacta todos os segmentos e traz responsabilidades maiores para os gestores estabelecerem um forte diálogo diário com a sociedade.