Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | agosto/setembro de 2015 - nº 23

Embaixador da Irlanda no Brasil visita o campus Coração Eucarístico

Marcos Figueiredo
Representantes da Irlanda, da PUC Minas e da Rede Uniminas
Representantes da Irlanda, da PUC Minas e da Rede Uniminas

A PUC Minas recebeu a visita oficial do embaixador da Irlanda no Brasil, Brian Glynn, no dia 10 de junho. O objetivo foi o estreitamento de relações e oportunidades entre a Irlanda e a PUC Minas e também entre aquele país e os integrantes da Rede Uniminas, da qual fazem parte todas as universidades federais no Estado, a PUC Minas, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O objetivo da rede é o fortalecimento dessas instituições integrantes e a atuação delas no cenário internacional.

O embaixador esteve acompanhado da cônsul-geral da Irlanda no Brasil, Sharon Lennon; do gerente do escritório comercial, Eoghan O’Briain; da consultora educacional na Irlanda Sarah O’Sullivan; dos professores Carlos Magno de Souza Paiva, coordenador de Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); do presidente do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e professor da PUC Minas, João Francisco de Abreu; e Franciely Torrente Veloso, representando a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Eles foram recebidos, no campus Coração Eucarístico, pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, pela professora Rita Louback, presidente da Rede Uniminas e coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI/Seplan) da Universidade,  e pelo chefe do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, professor Jorge Mascarenhas Lasmar.

Representando o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o professor Paulo Roberto disse que a Universidade espera com entusiasmo que as relações daquele país com a Instituição sejam ampliadas, dentro do crescente processo de internacionalização pelo qual a Universidade tem experimentado. Atualmente, de acordo com dados da Assessoria de Relações Internacionais, são dois acordos bilaterais com universidades irlandesas, com capacidade para que haja intercâmbio de cerca de 400 estudantes entre a PUC Minas e as instituições de ensino superior irlandesas. O professor Paulo Roberto lembrou que a Universidade tem, no processo de internacionalização, iniciado a oferta de aulas em inglês, em diversas áreas do conhecimento, e estimulando estudantes dentro do processo de internacionalização da Instituição. "Pelo que somos em Minas Gerais, no Brasil e como representantes da Igreja Católica, através do Vaticano, poderemos ser parceiros mais ativos nas Relações Internacionais", disse o chefe de Gabinete, dirigindo-se aos integrantes da Rede Uniminas e à delegação irlandesa.

De acordo com o embaixador Brian Glynn, são atualmente na Irlanda 3,5 mil brasileiros vivendo naquele país. Ele disse que a embaixada está estreitando relações com instituições em todo o estado de Minas Gerais.

A cônsul-geral da Irlanda no Brasil disse que os dois países têm muito a oferecer um ao outro, através de possibilidades de parcerias entre empresas e universidades.

« Volta