A PUC Minas promoveu reunião, no dia 12 de agosto, com representantes da Associação de Moradores do Coração EucarÃstico (Amocoreu) e da PolÃcia Militar com o objetivo de buscar soluções conjuntas para coibir a realização de festas irregulares no bairro, não autorizadas pelo poder público. Durante o encontro, realizado no campus Coração EucarÃstico, foi discutida a necessidade de reforço no policiamento e gerenciamento do trânsito nas imediações da Universidade, visando à melhoria das condições diárias no bairro.
A PUC Minas também irá também intensificar internamente ações de desestÃmulo à presença de seus estudantes em calouradas em bares do bairro e espaços públicos, que costumam reunir em torno de duas mil, três mil pessoas, como a que ocorreu na sexta-feira, 7, e vitimou um jovem, assassinado com um tiro dado por outro frequentador, após um simples esbarrão, como relataram pessoas presentes no local.
O pró-reitor de LogÃstica e Infraestrutura da PUC Minas, professor Rômulo Albertini Rigueira, lembrou na reunião que a Universidade proÃbe, há muitos anos, a realização de qualquer tipo de calourada dentro da Universidade e mesmo o consumo de quaisquer bebidas alcoólicas, e que pune aqueles que infringem tais normas.
Entre outras sugestões, a Amocoreu indicou a necessidade de implantação de um posto policial na confluência das avenidas 31 de Março e Dom José Gaspar, próxima ao local onde tem se dado essas festas, para a instalação de um posto avançado da PolÃcia Militar.
Estiveram presentes à reunião, pela PUC Minas, os professores Rômulo Albertini Rigueira, pró-reitor de LogÃstica e Infraestrutura; Renato Martins, assessor para Assuntos Estudantis; e Mozahir Salomão Bruck, secretário de Comunicação, o advogado Carlos Eduardo, da Consultoria JurÃdica, e o responsável pela Divisão de Operações da Proinfra, Luiz Eustáquio Campos. Pela Amocoreu, o presidente Walter Freitas e demais membros Carlos Alberto de Carvalho, Mônica de Sanctis, LuÃza de Aguiar, João Euclides Prata Salgado, Johana Fink e Danielle Salgado. Pela PolÃcia Militar, o tenente Rafael Botelho, da 9ª Companhia, responsável pelo policiamento do bairro.